sexta-feira, 25 de abril de 2008

HISTÓRICO DA ESCOLA

A E.E.F.M. Dr. Júlio de Carvalho tem a sua origem nas "Escolas Reunidas". A sua fundação nesta cidade de Viçosa do Ceará, se deu pelo ato governamental de 16/12/1922 e, veio conosolidar-se como Entidade de Ensino a partir de 1930, tendo como sua primeira diretora a Sra. Maria da Glória Teixeira Barros e Como inspetor geral e mentor intelectual o vigário de então, o Revmo. Mons. José Carneiro da Cunha.
Após a revolução de 1930, transferido o esposo da diretora Maria da Glória Teixeira Barros, esta foi substituída por dona Silvia Coelho de Albuquerque, professora renomanda, até a vinda da nova diretora dona Francisca Oliveira Freire, que se fez acompanhar de sua irmã dona Letícia Oliveira, professora que fundou a primeira escola de datilografia.
Em 1932 o professorado primário de Viçosa era composto pelas professoras Raimunda Viana Bezerril, Maria Estelita Chaves Matos e Silvia Coelho de Albuquerque.
A denominação "Escolas Reunidas" se deve ao fato de se agregarem em um só serviço de educação, todos os núcleos escolares da época.
No governo de Paulo Sarasate, Dr. Humberto Fontenele da Silveira, viçosense e Secretário de Educação do Estado, fez mudar a denominação de "Escolas Reunidas" para Grupo EScolar Dr. Júlio de Carvalho.
Ao longo de 76 anos de existência, a primitiva "Escola Reunidas" vem perdurando com as seguintes denominações: Grupo Escolar Dr. Júlio de Carvalho (1955 a 1975); Escola de Primeiro Grau Dr. Júlio de Carvalho (Dec. 11.493 de 17/10/1975); Escola de Ensino Fundamental Dr. Júlio de Carvalho (1999 a 2001), e Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Júlio de Carvalho (Lei 9394 ede 20/12/1996 D.O. do Estado nº 143 de 31/07/2001.
As instalações iniciais da "Escola Reunidas", com diversas salas de aula, se deram no ano 1930, no prédio de propriedade do Sr. Aurélio Silveira, constrido pelos Jesuitas (Hospicios dos Jesuitas), estrutura da época da Missão Ibiapaba, hoje, local onde está implantado o Salão Paroquial de Viçosa do Ceará. Na década de 1950, passaram a funcionar em prédio próprio construído na gestão do Governador Raul Barbosa em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, onde até hoje funciona ininterruptamente, colaborando com o progresso cultural de Viçosa do Ceará.

Nenhum comentário: